

Eco+
O compromisso da Marles com o meio ambiente tem sido sempre uma prioridade fundamental.
Estamos constantemente ampliando nossa gama de produtos certificados e aprimorando nossos processos de produção para torná-los mais responsáveis em relação ao meio ambiente.
Dessa forma, estamos promovendo uma gestão ambientalmente sustentável e socialmente benéfica, contribuindo para a redução do desequilíbrio ambiental por meio de práticas responsáveis de manejo florestal.
Hoje contamos com bases como: algodão, viscose bambu e poliamida que se enquadram nestes parâmetros. Toda a viscose e algodão produzidos atualmente pela Marles são sustentáveis.
Somos referência em moda e trabalhamos constantemente em busca de soluções que reduzam o impacto no meio ambiente e dessa forma colaborar para a manutenção de um mundo melhor.
A causa sustentável é um grande desafio, porém já demos os primeiros passos em busca de contribuir de forma efetiva, com ações sólidas, através da escolha de fornecedores com certificações sustentáveis, redução do uso da água, energia limpa, gases limpos, reciclagem entre outros. Confira a seguir as nossas iniciativas para tornar a indústria têxtil mais sustentável:
Certificações
Viscose Sustentável – FSC
Tecidos feitos com fio de viscose, proveniente de áreas de reflorestamento, ajudando a proteger o meio ambiente. A sustentabilidade é essencial para o nosso futuro, e esse fio é certificado pela FSC, uma organização global que promove a gestão responsável das florestas.
Isso significa que, ao escolher esses tecidos, você também está contribuindo para um mundo mais equilibrado e consciente.
Poliamida Sustentável – Amni Soul Eco
Tecidos feitos com fio de poliamida biodegradável 6.6 Amini® Soul Eco, que permite que as roupas se decomponham em menos de 3 anos quando descartadas corretamente em aterros sanitários. Isso é um grande avanço, já que o fio de poliamida tradicional pode levar cerca de 50 anos para se decompor. Ao escolher esse material, você está contribuindo para um planeta mais sustentável e com menos resíduos!
Bambu Sustentável
Tecidos feitos a partir da fibra de bambu, uma planta super sustentável que cresce rápido e atinge a maturidade em apenas 4 anos. O melhor é que, após ser cortado, o bambu se renova imediatamente, sem a necessidade de replantio ou o uso de pesticidas e agrotóxicos. Além de ser eco-friendly, a fibra de bambu possui funções bacteriostáticas, ajudando a evitar odores, e é hipoalergênica, super absorvente, de rápida secagem e com proteção contra raios UV.
Algodão Sustentável – BCI
Tecidos feitos com fio de algodão sustentável, certificado pela Better Cotton Initiative (BCI), que garante a produção de algodão de forma responsável e ética. A certificação assegura que o algodão seja cultivado com base em 6 princípios essenciais: manejo de pragas que respeite a saúde da lavoura, uso eficiente da água, cuidado com o solo, preservação dos habitats naturais, qualidade da fibra sem contaminações e promoção de condições de trabalho justas, combatendo a mão de obra escrava e infantil. Ao escolher nossos tecidos com fios de algodão sustentável, você está contribuindo para um futuro mais responsável, equilibrado e justo.

Todos os nossos tecidos que possuem em sua composição seja algodão, fibra de bambu, fio de poliamida biodegradável ou viscose de área de reflorestamento oferecem menos impacto ao meio ambiente.
Nossas ações
-
Utilização da água na tinturaria
Redução em 50% o uso da água
-
Produtos químicos certificados
Na tinturaria são utilizados detergentes isentos de nonilfenol. Não agridem a natureza.
-
Energia limpa
Gás natural utilizado para aquecer várias máquinas da empresa
-
Lenha de reflorestamento e gases limpos
Lenha eucalipto obtida em
empresas de reflorestamento com
certificações e lavador de gases da
caldeira onde os gases saem
limpos e isentos de partículas.
-
Acabamento de todos os tecidos
No acabamento todos os tecidos passam por processo de amaciamento, produtos a base de soja e 100% sustentável.
-
Reciclagem
Descarte de plásticos e papéis/papelões. Todo material é separado e classificado, em seguida são enviados às empresas de reciclagem.